top of page

Assembleia Geral 28 de Janeiro 2023

Realizou-se no passado dia 28 de Janeiro, a Assembleia Geral Ordinária da Associação de Lanceiros, no Auditório do RL 2 na Amadora.

Com apresença de 39 Associados e com 11 Delegações de voto validadas, foi integralmente cumprida a Ordem de Trabalhos estabelecida, sob a presidência do Associado Fundador, Sr. TGeneral Mourato Caldeira, estando ladeado pelo Comandante do RL2, Sr. Cor Cav Lopes da Ponte na sua qualidade de Associado Efectivo e Vice Presidente da Mesa por inerência, pelo Presidente do Conselho Fiscal Sr. Dr. Juiz Advínculo Sequeira, pelo Secretário da Mesa, Sr. Augusto Fialho e pelo Presidente da Direcção, Sr. Artur Ferreira.

Foram Aprovadas por unânimidade as Contas de Gestão do Exercício de 2022, para além de todas as propostas sujeitas a votação, nomeadamente a substituição do falecido Vice-Presidente, Sr. João Pedro Cardoso Pereira - a quem foi conferido, a título póstumo, a condição de Associado Honorário - pelo suplente da Direcção, Sr. José Manuel Saraiva Pereira e a decisão de extinção formal de uma Delegação Associativa por completa ausência de actividade.

Aos três Associados Fundadores que nos últimos 15 anos exerceram o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, foram atribuídas lembranças personalizadas, comemorativas do exercício dos respectivos mandatos, bem como a entrega à viúva do falecido Vice Presidente do Diploma que conferiu o título de Associado Honorário a Título Póstumo.

Finda a Assembleia Geral, cumpriu-se uma vez mais a tradição de um almoço de confraternização, reunindo à mesa os representantes de todos os Órgãos Sociais da AL, para além de Associados Fundadores, Efectivos e Convidados.

Assembleia Geral 05 de Março 2022

Video do

Para a nossa Associação, uma Assembleia Geral, seja Ordinária, Eleitoral ou Extraordinária, reveste-se sempre da maior importância Estatutária, já que permite a soberana oportunidade para que todos os Órgãos Sociais reunidos, exprimam os seus pareceres e o Universo Associativo presente manifeste os estados de alma que uma Entidade Democrática no seu seio admite, de forma livre e sem qualquer tipo de objecção, condição essa que tem sido apanágio de quem tem no seu currículo mais de um quarto de século de história.

A última Assembleia realizada no passado dia 5 de Março, para além do prazer do reencontro, que a vinda ao local onde o “nosso Regimento” está aquartelado, permitiu a Lanceiros de várias gerações dar testemunho do enorme respeito de quem um dia o serviu, vive com honra e orgulho a memória duma história de 189 anos, a qual, por tão digna e vetusta, merece que a designação de Lanceiros, a nossa Associação e por extensão o Regimento de Lanceiros Nº. 2, não devam ser confundidos com manifestações de gosto duvidoso e ausência de cobertura legal, com as quais nos têm vindo a confundir só porque é utilizada a designação de Lanceiros.

Poucos dias após a realização da Assembleia, publicámos um pequeno “clip-vídeo” que, por entretanto o agora aqui plasmado ter ficado concluído e devidamente editado, foi por nós retirado para permitir a explicação mais detalhada que a presente publicação contempla.

Assim, o propósito deste resumo-vídeo da referida Assembleia Geral, destina-se a clarificar, de uma vez por todas, quem somos, com quem nada temos que ver e de quem pretendemos demarcar-nos de modo inequívoco, respondendo, desta forma generalista e conclusiva, a quem se nos tem dirigido ao longo deste último ano, manifestando a sua repulsa pela ocorrência que é ali aludida.

Aproveitamos esta oportunidade para agradecer ao nosso Associado Efectivo, Sr. José Pereira de Sousa, a amabilidade da disponibilização deste seu trabalho de indiscutível mérito.

2022.Março.23

 Evento

Assembleia Geral 15 de Maio 2021

Ocorreu no passado sábado dia 15 de Maio, no Auditório do RL 2, a Assembleia Geral Ordinária e Eleitoral Estatutária da Associação de Lanceiros.

Presidida pelo Vice-Presidente da Mesa, o Sr. Comandante do RL 2, Cor Cav Paulo Alexandre Simões Marques por impedimento de última hora, devido a doença, do Sr. MGeneral Baía Afonso, foram Apreciados, Discutidos e Votados o Balanço e Contas da Direcção Nacional relativos ao ano fiscal de 2020, sendo os mesmos sujeitos ao parecer favorável do Conselho Fiscal e, por esse motivo APROVADAS por unanimidade e aclamação.

No decorrer desta Assembleia, foi realizado o último acto simbólico da Gestão

Executiva da Presidência da Mesa da Assembleia Geral e da direcção Nacional, com a entrega do Diploma e Emblema de Prata comemorativo dos 25 anos de Associativismo, ao Associado Fundador Nº.97, Sr. Dr. José Luís de Athayde Almeida e Silva.

De acordo com a Ordem de Trabalhos, foram APROVADOS POR UNÂNIMIDADE E ACLAMAÇÃO, por parte dos 31 Associados presentes e das 9 procurações de representação devidamente validadas, os novos Órgãos Sociais, cuja composição tivemos oportunidade de amplamente divulgar.

Como nota final, o Associado Fundador Nº.88, Sr. Cor Cav Ref António Manuel Conde Falcão, fez questão de formular um voto de confiança na Direcção Nacional neste acto eleita.

Foi igualmente apresentada uma proposta para que o conteúdo da Acta desta Assembleia tivesse efeitos imediatos, de modo a que se possa fazer prova, perante a Autoridade Tributária e Aduaneira, das alterações verificadas na composição dos Órgãos Sociais desta Associação.

Como foi afirmado pelo Presidente da Direcção Nacional, Sr. Artur Duarte Lopes Ferreira, ao agradecer "a todos os presentes a disponibilidade com que acederam à nossa solicitação para marcar presença e conceder a dignidade que este Acto Estatutário merece, como símbolo de representatividade da Comunidade Associativa Lanceira, com o qual todos nos identificamos".

2021.05.22

A Direcção Nacional da AL

189921292_3995637293861147_7158522672511
188965506_3995645353860341_6643678291503

Assembleia Geral 25 de Janeiro 2020

Sendo a Associação de Lanceiros uma Entidade que se rege por princípios democráticos, os seus Órgãos Sociais são eleitos por sufrágio, não existindo qualquer carácter de emanação pessoal, estando por isso os seus Órgãos Sociais, nomeadamente a Direcção Nacional, como executivo eleito, sujeito ao escrutínio trimestral do Conselho Fiscal e ao dos seus Associados, manifestados em Assembleia Geral Estatutária, a qual ocorre no princípio de cada ano fiscal.
No dia 25 de Janeiro último no Auditório do CFT na Amadora, realizou-se a relativa à Apreciação, Discussão e Votação do Balanço e Contas, antecedida do parecer do Conselho Fiscal, referentes ao ano fiscal de 2019, sendo votadas por unanimidade, tal como a Discussão e Votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2020, as quais mereceram igualmente o mesmo sentido de voto.
Mantendo a tradição de anos anteriores, realizou-se de seguida um Encontro-Almoço de Confraternização entre todos aqueles que para isso gentilmente se disponibilizaram.
Assim se mantêm e alargam, em princípios de respeitabilidade e camaradagem, os laços que unem Lanceiros e Cavaleiros no seio da Associação de Lanceiros.

84116319_2739711396120416_71330046678432
bottom of page